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terça-feira, 17 de maio de 2011

Ativo Intangivel: Alguns casos em que os ativos intangíveis da empresa são mais valiosos do que os ativos tangíveis




O Ativo Intangível, ou Incorporeo, são os bens que não possuem forma física e que portanto não podem ser tocados. Exemplo: Marcas e Patentes. A avaliação dos bens intangíveis, também chamada de valoração intangível, começou a ser utilizada no fim dos anos 80 e está em alta nas grandes empresas do século XXI. 
Um dos negócios marcantes que despertou principalmente o meio acadêmico neste assunto foi quando a Philip Morris incorporou a indústria de alimento KRAFT (queijos, sorvetes, etc.) por 10 bilhões de dólares.
A surpresa é que o patrimônio físico da empresa adquirida estava contabilizada por 1 bilhão de dólares, sendo que os 9 bilhões de dólares adicionais referiam-se aos bens intangíveis (o poder da marca, imagem, posição comercial, ...).
No Brasil, um dos negócios marcantes que veio consolidar a importância do intangível foi a aquisição da Kibom pela Unilever por 930 milhões de dólares à vista em outubro de 1997.
O impacto ocorreu pelo fato também do patrimônio físico da Kibom estar contabilizado por menos de 30% do preço de negociação. Na verdade a compra se referiu não a uma fábrica de sorvetes mas sim à marca Kibom.
Outros exemplos bastante conhecidos: a IBM adquiriu a Lotus por 3 bilhões de dólares, embora o valor contábil desta fosse 250 milhões de dólares. O patrimônio da Netscape não chegava aos 20 milhões de dólares, mas ao abrir seu capital, o mercado lhe atribuiu valor de 3 bilhões de dólares.
          Essa é a realidade das grandes companhias que estão em alta no mercado hoje em dia, tais como; Google, Facebook, a marca brasileira Buscapé, entre outras. Portanto, investir na marca da organização é fundamental para que se possa conseguir agregar valor á ela, e assim, chegar com êxito ao principal  objetivo de qualquer empresa com fim lucrativo, o Lucro!

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