Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O Profissional Contábil da geração Y




A contabilidade brasileira vem sofrendo grandes mudanças nos últimos cinco anos. As duas mudanças mais significantes foram; a implantação da lei 11.638/2007 que visa harmonizar as normas contábeis e unificá-las de acordo com as informações contábeis fornecidas no restante do mundo e a criação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) que trata da substituição da escrituração de papel pela escrituração digital, visando diminuir os custos com armazenagem de documentos e, é claro, aumentar a segurança nas informações fornecidas ao fisco.
A partir deste cenário, o perfil do Contador sofrerá grandes mudanças, e como toda mudança tem seu preço, quem não se adaptar a esse “novo mundo contábil”, mais informatizado e globalizado, logo será “engolido” pelo mercado. As novas tecnologias e toda essa "reviravolta" que está ocorrendo com os profissionais contábeis servem de alerta para aqueles contadores que ainda seguem o perfil dos antigos "guarda livros" que vivem ainda como “Contadores de Dom Pedro”, para que os mesmos possam se adaptar ás novas tendências tecnológicas que estão invadindo o mundo dos negócios. É uma tarefa árdua, principalmente para os contadores da geração X que eram habituados ás maquinas de datilografar e as grandes pilhas de papel.
 Um antigo profissional contábil considerado bom e ágil na elaboração de balanços, hoje tem que oferecer um diferencial ao mercado. Atualmente qualquer software contábil , quando alimentado corretamente, gera essas informações ao usuário. Os jovens da geração Y já crescem familiarizados com as constantes mudanças dos produtos tecnológicos, já os profissionais mais antigos estão se adaptando "na marra" á esse novo mundo, o que faz com que a geração Y se sobressaia perante as gerações anteriores.
  Eles dominam recursos tecnológicos, como internet, telefonia celular, softwares dos mais variados tipos, buscam dominar outra língua e possuem uma enorme capacidade de realizar diversos tipos de tarefas simultaneamente. Estes são alguns requisitos fundamentais que formam o novo perfil do  profissional contábil. Quem se tornar um profissional com um perfil semelhante á esse, certamente terá muito sucesso nessa profissão, que é apontada por especialistas, juntamente com Ciências Econômicas, como uma das profissões mais promissoras dos próximos cinco anos.
Conclui–se á respeito de toda essa mudança na profissão contábil que a globalização e a grande competitividade das empresas fazem com que os empresários busquem informações precisas da real situação financeira da empresa, buscando gerir bem o seu presente e se precaver das possíveis perdas do futuro. Quem não se lembra da recente crise financeira que aterrorizou os empresários do mundo inteiro?
Deixo um exemplo bem simples e que vai frisar bem a importância do profissional contábil... "Um fazendeiro que exporta seu produto para o exterior e tem uma renda anual aproximadamente de 10 milhões de reais, certamente precisa de um profissional capacitado para medir seus custos de produção e armazenagem, precisa acompanhar a movimentação da bolsa de valores, precisa se relacionar bem com seus fornecedores internacionais, e ainda, formular as demonstrações contábeis no âmbito internacional para transmiti-las ao fisco." Logicamente que nenhum outro profissional tem autonomia para isso á não ser o profissional contábil.
Este é o  Contador que as  organizações estão buscando. E o  profissional que possuir estas qualificações fará muito sucesso, não só no segmento do agronegócio, mas em qualquer segmento empresarial que estiver inserido. Então que venham os novos desafios, as novas tendências tecnológicas e que o Contador da geração Y possa elevar a moral dessa profissão que é tão fascinante e de suma importância para o mundo e, mesmo assim, não tem seu devido reconhecimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário